A Defesa Civil de Belo Horizonte alertou, na manhã desta sexta-feira (20), para a possibilidade de chuva e trovoadas, a partir da tarde, nas próximas 72 horas. A capital mineira registrou a última precipitação em 19 de abril, portanto, até hoje, a cidade completa 154 dias de estiagem.
A máxima estimada é de 31 °C, e a umidade relativa mínima do ar em torno de 30% à tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta. O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
Conforme a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 16,1 °C. A sensação térmica foi menor: 4,0 °C, às 7h, na estação Cercadinho, na região Oeste da capital.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alerta amarelo de tempestade de granizo para 161 cidades de Minas Gerais. O comunicado é válido até 22h desta sexta-feira (20).
O alerta vale para cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul, Sudoeste e Oeste. Nessas regiões, o Inmet cita possibilidade de chuva de até 50 milímetros e ventos entre 40-60 km/h, além do granizo. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.
A previsão é de calor acima de 30 °C em todas as regiões mineiras, e a temperatura máxima prevista é de 39 °C no Triângulo Mineiro.
A primavera iniciará às 09h44, horário oficial de Brasília, do dia 22 de setembro de 2024 e vai até as 6h20 do dia 21 de dezembro de 2024. A estação poderá ser marcada por temperatura acima da média climatológica. Além disso, segundo o órgão, a previsão é de chuva abaixo da média no oeste, noroeste e Triângulo Mineiro e dentro da média histórica nas demais regiões mineiras.