Israel bombardeia Hezbollah no sul de Beirute; há mortos e feridos.
Principais notícias do Dia
Publicado em 20/09/2024

Após a explosão de bipes e walkie-talkies esta semana, que resultaram em 37 pessoas mortes e mais de 4 mil feridos no Líbano, Israel realizou outro ataque à região que considera a base do grupo xiita Hezbollah no país.

Ao menos oito pessoas morreram nesta sexta-feira (20) em um bombardeio israelense ao sul de Beirute, informou o Ministério da Saúde libanês, enquanto uma fonte próxima do Hezbollah indicou que um alto comandante do grupo islamista estava entre os mortos.

“O bombardeio do inimigo israelense nos subúrbios ao sul de Beirute causou, segundo um relatório preliminar, a morte de três pessoas, e os hospitais libaneses receberam até agora 17 feridos”, disse o ministério.

O ataque começou na terça-feira, quando centenas de pagers de membros do Hezbollah explodiram quase simultaneamente em vários redutos do movimento no sul de Beirute, no leste do Líbano e na fronteira sul.

Esta primeira onda de explosões deixou pelo menos 12 mortos e 2.800 feridos, segundo o Ministério da Saúde do Líbano.

Após este golpe, walkie-talkies explodiram em redutos do Hezbollah na quarta-feira, deixando 25 mortos.

Imagens da AFPTV mostraram pessoas correndo em busca de segurança após uma explosão durante o funeral de quatro milicianos do Hezbollah mortos pela explosão de dispositivos de comunicação na terça-feira em um subúrbio de Beirute.

O ministro da Saúde do Líbano, Firass Abiad, disse à Al Jazeera que a segunda onda de explosões foi mais letal porque os walkie-talkies são dispositivos mais volumosos.

As milícias do Hezbollah estavam preocupadas com a segurança das suas comunicações, depois que perderam vários integrantes em bombardeios israelenses nos últimos meses.

Estes ataques semearam o pânico em todo o Líbano e não apenas nos redutos deste movimento aliado ao grupo palestino Hamas.

Comentários