Em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro recebe o Vasco neste domingo (29), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 28ª rodada. Sem vencer há duas partidas, o time celeste, em sua primeira partida na ‘era Fernando Diniz’ pela Série A, tentará voltar ao grupo dos seis primeiros colocados.
O Cruzeiro ocupa a sétima colocação na tabela, com 42 pontos, enquanto o Vasco é o décimo colocado, com 35.
Para retornar ao G6, o Cruzeiro precisa vencer o Vasco e “secar” o Bahia e o São Paulo. O Esquadrão de Aço enfrenta o Criciúma neste domingo (29), às 18h30 (de Brasília), na Fonte Nova, em Salvador, enquanto o Tricolor disputará o Majestoso com o Corinthians, no Morumbi, às 16h (de Brasília).
Retorno no Cruzeiro
Para o compromisso, o técnico Fernando Diniz contará com o importante retorno do volante Matheus Henrique. No último domingo (22), o meio-campista cumpriu suspensão no empate sem gols contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.
Desfalques no Cruzeiro
Por outro lado, o zagueiro João Marcelo será desfalque contra o Vasco. Expulso no duelo fora de casa com o Dourado, o defensor cumprirá suspensão automática no fim de semana. Desta forma, Zé Ivaldo e Lucas Villalba formarão a dupla de zaga.
Outras opções
Já no meio-campo, o volante Lucas Romero é o favorito para iniciar a partida, mas Diniz tem Walace como outra opção.
Com relação ao ataque, o novo comandante do Cruzeiro utilizou, em sua estreia no cargo, Lautaro Díaz e Gabriel Veron pelas pontas, além de Kaio Jorge centralizado. Uma alternativa é a entrada de Álvaro Barreal na vaga de um dos atacantes que atuam pelos lados.
Diniz não comandará o Cruzeiro
Novo técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz não poderá comandar a equipe no duelo com o Vasco. Em 23 de junho deste ano, Diniz foi expulso na derrota do Fluminense para o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 11ª rodada. Na ocasião, o treinador recebeu dois cartões amarelos por “desaprovar com palavras ou gestos das decisões da arbitragem”. O clássico foi apitado por Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS).
Diante da punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o auxiliar de Diniz, Eduardo Barros, ficará à beira do gramado para dirigir o Cruzeiro no fim de semana.
Como chega o Vasco
Apesar de estar na semifinal da Copa do Brasil, o Vasco não deve poupar titulares contra o Cruzeiro. Na quarta-feira (2), o Cruzmaltino visitará o Atlético, na Arena MRV, em BH, pelo jogo de ida do torneio mata-mata.
A grande dúvida do técnico Rafael Paiva é a utilização de Philippe Coutinho entre os titulares. O meia vem mostrando evolução física e ganhando minutos. Para ter Coutinho no onze inicial, o treinador pode optar pela saída do francês Dimitri Payet.
No ataque, Rayan e Emerson Rodriguez disputam vaga. A tendência é que Rayan inicie o confronto ao lado de David e Vegetti. No meio de campo, Sforza e Mateus Carvalho disputam a última vaga ao lado de Hugo Moura.
Cruzeiro x Vasco
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Lautaro Díaz, Gabriel Veron (Barreal) e Kaio Jorge. Técnico: Eduardo Barros.
Vasco
Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, João Victor e Lucas Piton, Hugo Moura, Sforza (Mateus Carvalho), Payet (Philippe Coutinho), Rayan, David e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 29 de agosto de 2024 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (MG) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Transmissão: Itatiaia (95,7 FM, 610 AM e no YouTube) e Premiere (na TV)