O Governo de Minas alertou, nessa sexta-feira (28), para possibilidade de chuvas intensas, que podem ultrapassar 90 milímetros em 24 horas em áreas do Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata, nos últimos dias de 2024.
Hoje, o dia será de chuvas em todas as regiões, exceto no extremo Norte e Nordeste, que devem ter apenas chuva isolada. Amanhã (29) e segunda-feira (30), a previsão continua de chuva em todas as regiões do estado, novamente com acumulado pluviométrico significativo, acima de 90 milímetros em 24 horas no Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Chuvas intensas, com acumulados entre 50 e 90 milímetros, devem ocorrer nas demais regiões.
Diante da previsão de chuva significativa com alto potencial de provocar alagamentos, enchentes, enxurradas e inundações, é importante que todos estejam atentos.
Confira orientações
Não tente atravessar enxurradas;
Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
Redobre a atenção ao dirigir com mau tempo;
Não estacione veículos debaixo de árvores devido ao risco de raios e quedas;
Se você estiver ao ar livre e perceber raios, busque abrigo em um local seguro, longe de áreas abertas e árvores;
Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia da área afetada o mais rápido possível;
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos;
Durante ventos fortes, mantenha-se afastado de janelas e objetos que possam ser levados pelo vento;
Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.
Em caso de emergências, ligue 190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil.
A exceção é para as cidades ao norte das regiões do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde os volumes de chuvas podem variar entre 5 e 50 milímetros.
Belo Horizonte
A capital mineira bateu a média histórica de chuva para dezembro. Conforme a Defesa Civil da cidade, eram esperados 339,1 milímetros. Contudo, duas regiões já superaram até mesmo 30% dessa expectativa.
Diante disso, o órgão emitiu um alerta de risco geológico para todas as regiões de BH. A situação se dá porque a cidade registrou chuvas muito fortes que superaram 100 mm em 72 horas. O aviso é válido até o dia 3 de janeiro.