Metrô de BH, Rodoanel, 381 e 040: principais demandas de MG terão ano Decisivo
Publicado em 03/01/2025 09:14
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O ano de 2025 promete trazer avanços há muito esperados pelos mineiros no setor de obras de infraestrutura. Entre as entregas prometidas para este ano estão a de linhas do Metrô de Belo Horizonte, as duplicações de trechos importantes das BRs 040 e 381 e o início das obras do Rodoanel.

“A gente começa o ano de 2025 muito otimista, com muitas entregas relevantes em todas as áreas de atuação da Secretaria de Infraestrutura, como o governador Romeu Zema gosta de dizer, acho que a gente vem preparando a terra nos últimos anos, plantando, e eu entendo que em 2025 começa a grande colheita de resultados relevantes”, disse à Itatiaia o secretário de estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Pedro Bruno.

Além de avanços, o ano ainda promete novas concessões para Minas. “A gente pretende fazer cinco novos leilões de concessões rodoviárias ao longo de 2025, começando com os leilões do vetor norte e do lote Ouro Preto e Mariana, previstos para ocorrer no primeiro semestre”, afirmou o secretário.

Metrô

Uma das demandas mais antigas da população de Belo Horizonte é a ampliação do metrô. O contrato de concessão à iniciativa privada do transporte por trilhos foi assinado em março de 2023 e, desde então, vem passando por alterações.

O projeto prevê a revitalização da Linha 1, que vai do Eldorado ao Barreiro. “A meta para 2025 é ter 10 das 19 estações da linha 1 concluídas já em 2025. Avanços relevantes em relação à obra de expansão da linha 1 e de construção da linha 2, de maneira que a gente possa ter um transporte de massa cada vez melhor para a população mineira”, disse Pedro Bruno.

O novo traçado, que vai conectar a Linha 1 até a região do Barreiro, terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Serão 10,5 km de via permanente.

A expectativa é de, pelo menos, as estações Nova Suíça e Amazonas fiquem prontas até 2026. A operação plena da Linha 2 fica prevista para 2028. O governo de Minas Gerais informou que pretende que o metrô passe a transportar uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 151 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Rodoanel

Outro avanço na infraestrutura previsto para 2025 é o início das obras do Rodoanel Metropolitano, projeto anunciado em 2021 e que visa criar um traçado que retire carretas e caminhões da região metropolitana.

O Rodoanel terá uma extensão de cerca de 70 km e será dividido entre as alças Norte e Oeste, beneficiando as cidades de Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.

A expectativa do governo de Minas é iniciar as obras a partir de julho. “Esperamos avançar com a obtenção das licenças e dos projetos ao longo no primeiro semestre de 2025, de maneira que a gente comece as obras do Rodoanel no segundo semestre de 2025”, diz Pedro Bruno.

Duplicação da ‘rodovia da morte’

Avanços previstos em estradas que cortam Minas Gerais também devem deve acontecer ainda neste ano, estes sem participação do governo de Minas.

O edital para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, foi publicado pelo governo nesta sexta-feira (7) e prevê investimentos de R$ 10 bilhões na estrada, que recebeu o apelido de ‘Rodovia da Morte’ pelos altos índices de acidentes com mortes. Esta obra não tem participação do governo de Minas.

O trecho de 13 quilômetros vai de BH, na saída do Anel Rodoviário, até o distrito de Ravena, pertencente ao município de Sabará. Para este trecho, seis empresas enviaram propostas para assumir os projetos e obras. Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) analisa as documentações das empresas. Não há prazo para a conclusão das análises.

Outro trecho, que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares, foi leiloado em agosto e arrematado pelo fundo paranaense 4UM (Afeta, Carioca, J Malucelli e Accenturi). Entre investimentos e operação, a obra na BR-381 prevê gastos de mais de R$ 10 bilhões.

040 ‘até 2030'

Mais uma obra que deve avançar em 2025 é que prevê melhorias na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Isso porque a EPR Via Mineira, concessionária que administra a via, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prometeram entregar todas as intervenções até 2030.

A concessão começa no entroncamento da rodovia com a BR-356/MG, em Belo Horizonte, e termina no bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora.

O novo projeto de concessão prevê 164 quilômetros de obras de duplicação, 42 quilômetros de faixas adicionais, 15 quilômetros de vias marginais, 14 quilômetros de ciclovias, 33 dispositivos de interconexões e oito passarelas; além dos serviços de atendimento médico e mecânico aos usuários e um ponto de parada de descanso.

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