Trezentos e dez cidades de Minas Gerais estão sob alerta laranja de chuva intensa nesta segunda-feira (13). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios podem ser atingidos por tempestades de até 100 mm/dia e ventos intensos 100 km/h até as 10h de amanhã (14).
Com isso, o órgão chama atenção para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas cidades que ficam nas regiões Central, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Vale do Rio Doce.
As mortes em decorrência das chuvas intensas que atingem o Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foram incluídas no novo boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta manhã. O soterramento ocorreu em Ipatinga e em Santana do Paraíso, elevando para 24 o número total de óbitos.
Veja as recomendações
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).