As forças de segurança do Rio de Janeiro realizam desde a madrugada desta quarta-feira (15) uma operação no Complexo de Favelas do Alemão, na Zona Norte da capital fluminense. Até o momento, seis pessoas foram presas.
Essa é mais uma fase da Operação Torniquete, cujo objetivo é desarticular o núcleo financeiro do Comando Vermelho. As investigações revelaram um esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa que movimentou milhões de reais, oriundo de atividades ilícitas, como roubos e furtos de veículos e de cargas. Segundo a polícia, o dinheiro é usado para financiar o tráfico e até pagar mesadas a presos e seus familiares. Clique aqui e veja imagens da operação.
Durante o esquema, foram ocultados valores em cerca de 5 mil operações financeiras, totalizando mais de R$ 21 milhões. Um dos líderes do CV, Edgar Alves, também conhecido como Doca, é um dos alvos da operação.
Agentes da Polícia Civil, do Ministério Público e da Polícia Militar atuam na ação. Na noite dessa terça-feira (14), criminosos já começavam a se movimentar, colocando barricadas nos acessos à comunidade e óleo nas ladeiras do Morro para dificultar a movimentação da polícia, o que pode indicar possível vazamento da operação. Procurada, a Polícia Civil ainda não comentou sobre o assunto.