Atlético e São Paulo voltam a campo neste domingo (6) e vão em busca da primeira vitória no Campeonato Brasileiro. A partida, marcada para 16h (de Brasília), será disputada no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na rodada inicial, o Galo foi derrota por 2 a 1 pelo Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor Paulista, por sua vez, empatou por 0 a 0 com o Sport-PE, no Morumbis.
Estreia na Sula
No início da semana, a equipe comandada pelo técnico Cuca estreou na Copa Sul-Americana e foi a Cusco, no Peru, onde ficou no empate sem gol contra o Cienciano. Além da altitude de 3.400 metros, Hulk e companhia tiveram longa viagem de volta.
Após o duelo em solo peruano, disputado na terça-feira (1), a delegação seguiu no dia seguinte para Lima e, com voo só na parte da noite, chegou em BH na madrugada de quinta (3).
Praticamente sem tempo de descanso, os jogadores ganharam folga e fizeram apenas duas atividades antes do confronto deste final de semana, contra os paulistas. A última foi realizada nesse sábado (5).
Repetir o time ou mudar?
Considerando as mudanças feitas para o confronto em Cusco, quando pensou bastante num time mais descansado e com “pulmão”, Cuca pode promover o retorno dos poupados.
Na lateral-direita, Natanael deve retomar a posição ocupada por Renzo Saravia no Peru; na esquerda, Guilherme Arana assume a vaga de Caio Paulista; no meio de campo, o volante Alan Franco, que estava gripado, pode voltar no lugar de Rubens.
Longos tabus
A última derrota do Atlético para o São Paulo, no Mineirão, aconteceu em fevereiro de 1991. Naquela ocasião, há 34 anos, a equipe comandada por Jair Pereira foi goleada por 3 a 0 pelo time de Telê Santana, que mais tarde se tornaria campeã da edição.
Em BH, o Galo não é derrotado pelo Tricolor desde novembro de 2016, quando sofreu revés por 2 a 1, na Arena Independência, em confronto da 37ª rodada do Brasileirão.
De lá para cá, os mineiro ostentam nove partidas de invencibilidade como mandantes.
Como chega o São Paulo
O técnico Luis Zubeldía não contará com três dos seus principais jogadores: o volante Luiz Gustavo, o meia Oscar e o atacante Lucas Moura.
Após deixar a partida contra o Talleres, na Argentina, com dores na coxa esquerda, Oscar permaneceu em tratamento no departamento médico e passou por novos exames. Foi constatada a existência de uma lesão muscular na região.
O meia já foi desfalque na primeira rodada do Brasileirão, contra o Sport, por sentir dores no mesmo local. Ele se recuperou e atuou com minutagem contada contra o Talleres, mas voltou a apresentar o problema.
Lucas Moura, que sofreu um trauma no joelho direito na semifinal do Campeonato Paulista, segue em tratamento e também está fora da partida.
Luiz Gustavo
O volante Luiz Gustavo será mais um desfalque importante para o São Paulo na partida contra o Atlético.
O jogador se queixou de dores na região torácica ao chegar ao CT da Barra Funda e, após avaliação do departamento médico do clube, foi imediatamente encaminhado ao Hospital Albert Einstein.
Após a realização de exames de imagem, foi detectado um quadro de tromboembolismo pulmonar, uma condição grave caracterizada pela obstrução de artérias do pulmão por coágulos sanguíneos. O atleta segue internado para observação e tratamento, devendo permanecer sob cuidados médicos pelos próximos dias.
Atlético (mandante) x São Paulo
44 jogos (oficiais)
19 vitórias atleticanas
17 empates
8 vitórias
Brasileirão - 33 partidas
Copa Libertadores - 5
Copa do Brasil - 2
Robertão - 3
Campeões do Brasil - 1
Atlético x São Paulo (retrospecto geral)
91 jogos oficiais*
34 vitórias do Galo
29 empates
28 vitórias do Tricolor
* Aconteceram também outros 20 amistosos entre os times
Atlético x São Paulo (Novo Mineirão)
29/07/2015 - Atlético 3 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro
03/09/2020 - Atlético 3 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro
13/06/2021 - Atlético 1 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro
10/07/2022 - Atlético 0 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro
02/12/2023 - Atlético 2 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro
Atlético x São Paulo
Atlético
Everson: Natanael, Lyanco, Junior Alonso, Guilherme Arana; Alan Franco (Rubens), Gabriel Menino, Gustavo Scarpa; Rony, Tomás Cuello e Hulk. Técnico: Cuca
São Paulo
Jandrei; Igor Vinícius, Ferraresi, Ruan, Sabino e Wendell; Bobadilla e Marcos Antônio; Luciano, Ferreirinha e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 6 de abril de 2025 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Gizeli Casaril
VAR: Wagner Reway