Depois de estrear com vitória no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está de olho no segundo triunfo na competição. Neste domingo (6), o time celeste visita o Internacional, às 18h30 (de Brasília), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do torneio nacional.
Na primeira rodada, a equipe do técnico Leonardo Jardim venceu o Mirassol por 2 a 1, no Mineirão, com gols de Dudu e Gabigol. Lucas Renan descontou para os paulistas.
Já o Colorado estreou na Série A com empate por 1 a 1 diante do Flamengo no Maracanã, na primeira rodada.
Vitória em Porto Alegre vale quebra de tabus
Vencer o Internacional, além dos três pontos, vale quebras importantes de tabus para o Cruzeiro. Nesse confronto, o time celeste tentará atingir um feito que não alcança há 17 anos: ganhar as duas primeiras partidas da Série A do Brasileiro em sequência.
A última vez que o Cruzeiro venceu as duas primeiras rodadas no Brasileirão foi em 2008. Naquele ano, o time comandado pelo técnico Adilson Batista fez uma trinca de vitórias: na primeira rodada bateu o Vitória por 2 a 0, no Barradão, em Salvador; na segunda venceu o Botafogo, no Mineirão, por 1 a 0. E na terceira rodada goleou o Santos por 4 a 0, em Belo Horizonte.
Outro tabu a ser encerrado é o de falta de vitórias em cima do Inter no Brasileirão. O último triunfo azul em cima do Colorado no Brasileiro ocorreu em 2016.
No ocasião, em 4 de agosto de 2016, o Cruzeiro, então comandado por Mano Menezes, venceu o Internacional por 4 a 2, no estádio Independência, na 18ª rodada do Brasileirão. Os gols celestes foram marcados por Rafael Sóbis, três vezes, e Ramón Ábila. Seijas e Alex descontaram para os gaúchos.
De lá para cá, Cruzeiro e Internacional se enfrentaram nove vezes, com quatro vitórias do Colorado e cinco empates. (veja lista abaixo).
Jejum maior ainda no Beira-Rio
Se o palco do confronto for levado em conta, esse jejum fica ainda maior. A última vez que o Cruzeiro venceu o Internacional no Beira-Rio, onde o jogo deste domingo será realizado, foi em 9 de maio de 2010.
Na ocasião, os mineiros bateram os gaúchos por 2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.
O Cruzeiro
O Cruzeiro fechou a preparação para o jogo com o Internacional nesse sábado (5), na Toca da Raposa II. O técnico Leonardo Jardim seguirá com o desfalque do meia-atacante Matheus Pereira. Perto do nascimento do primeiro filho, Theo, o camisa 10 ficou em Belo Horizonte.
As outras baixas serão os volantes Christian e Walace, por desgaste. A dupla não viajou a Porto Alegre.
Por outro lado, o zagueiro Jonathan Jesus e o meia Rodriguinho voltam a ficar à disposição. Por sua vez, o volante Murilo Rhikman, de 19 anos e recém-promovido ao profissional, foi relacionado pela primeira vez e ficará como opção.
Jonathan Jesus foi poupado nos jogos contra Mirassol e Unión de Santa Fe, pela Copa Sul-Americana, devido a um quadro viral, de acordo com o que informou o Cruzeiro.
Com o retorno de Jesus, Mateo Gamarra deve ficar como opção no banco de reservas. O paraguaio foi o substituto do camisa 34 nas duas últimas partidas.
Gabigol joga
O atacante Gabigol treinou normalmente nesse sábado (5) e está à disposição para o duelo deste domingo. O jogador foi ausência nas atividades de quinta e sexta, por ter viajado ao Rio de Janeiro, onde participou do julgamento por desobediência durante um exame antidoping. Problema esse ocorrido ainda no Flamengo.
O camisa 9 ainda aguardará um prazo de até três meses para receber a sentença do recurso em relação ao caso sobre o doping, julgado na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Nos últimos dias, nessa quinta (3) e nessa sexta (4), a apelação do jogador foi analisada pelo tribunal esportivo, na Suíça.
Segundo apuração da Itatiaia, o Cruzeiro entende que entre 30 e 60 dias o atleta saberá de fato o resultado do julgamento do recurso. Sendo assim, por força do efeito suspensivo alcançado em 2024, Gabigol pode seguir atuando até a definição oficial do caso.
O Internacional
O Inter chega para o jogo contra o Cruzeiro com um olho no Atlético Nacional. Após o empate com o Bahia na estreia da Copa Libertadores, o time de Roger Machado pensa somente na vitória na próxima quinta-feira (10), pela segunda rodada da competição continental. Com isso, deve poupar jogadores para o confronto deste domingo (6), com a Raposa.
Juninho saiu do último compromisso sentindo a coxa, mas afirmou que estará disponível para a partida do fim de semana. Rochet segue lesionado.
Antes do empate com o Bahia, o Inter ficou no mesmo placar contra o Flamengo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. No Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, o time gaúcho marcou o seu gol com o volante Bruno Henrique. O zagueiro Léo Pereira empatou para o Rubro-Negro.
Internacional x Cruzeiro
Internacional
Anthoni; Aguirre, Rogel (Juninho), Vitão e Bernabei; Fernando (Thiago Maia), Bruno Henrique (Ronaldo), Alan Patrick, Vitinho e Wesley (Carbonero); Valencia. Técnico: Roger Machado.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus (Gamarra) e Villalba (Kaiki); Lucas Romero e Matheus Henrique e Dudu; Wanderson, Kaio Jorge e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 6 de abril de 2025, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Daiane Muniz (SP)
Transmissão: Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube
TV: Premiere