A Marinha instaurou um inquérito para investigar a explosão seguida de incêndio em uma lancha, neste domingo (4), na Represa Guarapiranga, na zona sul de São Paulo. A embarcação naufragou em seguida, mas as quatro pessoas, que eram da mesma família, que estavam nela, foram resgatadas, mas apenas com escoriações leves.
A Marinha diz que foi acionada para atendimento de uma emergência no local e constatou que se tratava da lancha Uruçu. Equipes realizaram a perícia para obter os dados preliminares e coletar informações que subsidiarão o Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).
O resgate da família contou com a participação de uma equipe da Guarda Civil Metropolitana Ambiental, que estava em patrulhamento pela represa, quando visualizou a lancha em chamas e acionou os Bombeiros.
A Capitania dos Portos de São Paulo orienta aos proprietários e condutores a manutenção preventiva de suas embarcações, a observância das dotações de material de combate a incêndios e o uso de coletes salva-vidas, bem como incentiva a participação da sociedade nas denúncias e emergências náuticas por meio do telefone 185.