Em entrevista exclusiva ao Jornal da Itatiaia I Edição nesta semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a vacina CoronaVac, como é conhecida, deve ser liberada para aplicação em massa no Brasil em janeiro de 2021, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O fármaco, considerado um dos mais promissores em desenvolvimento no mundo, usa tecnologia que envolve o vírus purificado e inativado, cuja eficácia já está comprovada contra tétano, hepatite, gripe poliomielite e difteria.
“Os estudos pré-clínicos e clínicos de fases 1 e 2 também demonstram que a vacina tem perfis favoráveis de imunogenicidade e segurança”, informa a UFMG.
Mais de 850 pessoas fazem parte do programa de teste Minas. São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná também participam da Fase 3, que terá 9 mil voluntários.
Covid-19 em Minas
Minas Gerais tem 327 focos do novo coronavírus monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde. Pelo menos 29 deles estão em Belo Horizonte, conforme a prefeitura da capital. O boletim estadual dessa quinta-feira (30) aponta que a covid-19 já matou 2.692 e infectou 123.415 pessoas. Foram 4.021 casos e 84 óbitos registrados nas últimas 24 horas.
Conforme a pasta, 800 dos 853 municípios registraram ao menos um caso do novo coronavírus, mais de 93% do total. Além disso, a doença já matou pessoas em 382 municípios.