O ator britânico David Prowse, que fez o papel de Darth Vader nos três filmes originais da saga "Star Wars", morreu neste domingo (29) aos 85 anos, segundo informou a BBC.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
"Que a força esteja com ele, sempre!" disse seu agente Thomas Bowington. "Embora famoso por interpretar muitos monstros - para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas", acrescentou.
Em 2009, Prowse anunciou que estava com câncer de próstata e que havia passado por sessões de radioterapia em Londres. Ele disse, em entrevista coletiva à época, estar fazendo progressos no tratamento e se sentindo "fantástico".
Hamill já tinha contato com o mundo dos cinemas antes mesmo de iniciar a carreira como ator. Ele foi treinador pessoal do ator Christopher Reeve e responsável por prepará-lo fisicamente para o papel em "Superman".
A carreira de Prowse como ator durou 50 anos, mas foi seu papel como Darth Vader que lhe trouxe fama internacional. Ele trabalhava como fisiculturista quando foi escolhido para o papel, em 1976. Mas, por causa de seu sotaque britânico forte, ele foi dublado pelo norte-americano James Earl Jones.
Com o sucesso de Star Wars, Prowse participou de convenções sobre a saga em todo o mundo durante quase 40 anos, mas houve rumores de que mais tarde se desentendeu com o diretor George Lucas e foi banido dos eventos oficiais em 2010.
Apesar de sua fama como Darth Vader, Prowse costumava dizer que seu trabalho como o personagem Green Cross Code Man, o herói criado para promover uma campanha britânica de segurança no trânsito, foi "o melhor trabalho que já teve".
Em 2011, o ator lançou sua autobiografia "Straight from the Force's Mouth".
Mark Hamill, que Luke Skywalker nos filmes, lamentou a morte de David Prowse em uma mensagem no Twitter.
"Muito triste em saber da morte de David. Ele era um homem gentil e muito mais do que Darth Vader. Ele amava seus fãs tanto quanto eles o amavam."