A Conversa com golpista começa com o pedido de uma mulher para trocar mensagens íntimas. Depois disso, um suposto delegado envia mensagem dizendo que os pais da menor de idade estão na delegacia para denunciá-lo por pedofilia.
Estes criminosos, geralmente de outros estados , se aproveitam da inocência de quem está do outro lado da tela se passando por outras pessoas e criando situações fantasiosas, acabam induzindo a vítima a um comportamento que, de alguma forma, vai se envergonhar ou não quer que seja divulgado e, em seguida, partem para a extorsão para a pessoa nao ser processada.
COMO É O GOLPE ?
Primeiro eles iniciam uma conversa e se passam por uma menina, ou menino, quando for o caso, até que passam a falar de situações íntimas e de sexual. Em seguida, mandam fotos e também solicitam que as vítimas enviem imagens íntimas. Posteriormente, uma terceira pessoa, que afirma ser um Delegado fala que os pais estão na Delegacia fazendo a denúncia e passa a pedir dinheiro para não processar a vítima pelo crime de pedofilia .
ORIENTAÇÕES:
A Polícia reafirma a importância de saber com quem se faz contato virtualmente, por ser difícil conseguir chegar aos autores de crimes cibernéticos.
"É preciso desconfiar de pessoas desconhecidas, situações surreais, não mandar informações pessoais pra quem você não conhece. É muito fácil de passar por outras pessoas no ambiente on-line então é preciso ter cuidado",
Fonte: Rogério Chaves